jump to navigation

Testes… O salvador! 02/03/2009

Posted by fredericobenevides in Desenvolvimento.
trackback

Este primeiro post vou escrever sobre um assunto que até para muitos já estão cansados de saber, que é sobre o uso de testes no desenvolvimento de software. Neste post não vou explicar como fazer testes unitários na sua aplicação, vou falar um pouco das experiências que eu tive usando testes, mais especificamente com o JUnit.

Desde que eu comecei a “brincar” com testes fiquei meio viciado. O vício aconteceu quando eu comecei a ver que, a segurança que o teste me provê é inverso aos problemas que terei. Pois quanto de nós já deve ter tido problema de ter que arrumar algo que antes funcionava, perder tempo para concertar erros por causa de alguma outra manuntenção que quebrou o seu código. Perder horas, ou dias, por problemas que foram inseridos e não testado corretamente antes de subir para algum ambiente. Pois é, ninguém gosta disso, tanto desenvolvedor, ou até mesmos os responsáveis pela empresa em que trabalha, pois perda de tempo, é dinheiro jogado fora. Então, por mais que leve um tempo maior para implementar com mais segurança, é melhor ter um tempo maior de desenvolvimento, do que em um breve futuro seu código possa ser quebrado por causa de atualizações de outras pessoas, ou até mesmo as suas próprias atualizações.

Um exemplo do que passei aqui no serviço. Tinha um aplicativo, na verdade, uma classe que FAZIA TUDO, que sempre dava problema. Cheio de if, else, e o escambau. Então me passaram o serviço de eu corrigir um bug nessa classe. Eu olhei aquilo novamente, e pensei, desse jeito não dá e resolvi fazer um projeto separado, fiz testes. No final do projeto já tinha 22 classes, e uns 60 testes. O detalhe não é a quantidade de classes ou mesmo testes, mas sim que nesse meio tempo o teste me “salvou”, pois tinha momentos da minha implementação que quebrava algo que eu tinha que corrigir. O projeto demorou um pouco mais por causa dos testes, mas pelo menos , ou por enquanto, esse projeto está livre dos problemas enfrentados aqui no serviço e que já tomou tempo de vários desenvolvedores.

Então pessoal, vamos tentar ser mais profissionais, pois como sabemos, software sempre muda, e o testes ? Bem… este poderá um dia ser o seu Salvador!

Comentários»

1. Rafael Benevides - 02/03/2009

Excelente post para inaugurar o seu Blog. Parabéns!

fredericobenevides - 03/03/2009

Muito obrigado pelo comentário, com o tempo vou melhorando o blog.

2. André Faria Gomes - 02/03/2009

Fala Frederico. Parabéns pelo seu novo blog, espero que este seja o primeiro de muitos posts sobres desenvolvimento de software.

Sem dúvida os testes fazem com que tenhamos uma queda de produtividade no início, porém, essa queda é suprida pela velocidade que ganhamos por não termos que lidar com efeitos colaterais desconhecidos. Testes bem escritos nos oferecem segurança para alterar código e implementar novas funcionalidades sem aquele velho medo de estragar tudo.

Abraço

fredericobenevides - 03/03/2009

Ae André, obrigado por complementar meus pensamentos. Por isso que acredito que as demandas não devem ser “para hoje”, pois desenvolvedores além de implementar, tem que garantir que está bem testado. Claro que o mundo não é perfeito…
Abraços.

3. CodeWarrior - 13/03/2009

Fala Frederico, blz!? Acompanho o Blog do seu irmão e creio que a fórmula do sucesso para o Blog dele, pode ser seguido por profissionais como você. Quando postar algo sobre um determinado assunto, tente mostrar aquilo na prática, seja com um código por exemplo. Isso não só lhe dará autoridade sobre o que você está falando como com o tempo lhe dará prestígio, um “flevor” para o sucesso!

Abraços!

fredericobenevides - 13/03/2009

Olá tudo blz!? Obrigado pelo comentário.

Sabe, comecei o blog falando um pouco das experiências e problemas que passei, então neste caso não achei que fosse necessário ter algum exemplo prático. Apesar que, eu poderia ter dado um pequeno exemplo do que eu fiz usando junit, mas como foi dito, quis falar apenas da experiência, assim como foi no segundo post.

Mas já estou preparando alguns posts que vão ter exemplos práticos, e outros que não vão ter, como eu disse, tudo vai depender do post.

Ah, uma observerção. Eu sou um daqueles que acredito mais na prática do que muita teoria.

Obrigado!


Deixe um comentário